Guia competitivo - funções e composição de time

E como você sabe pra que um Pokémon serve? Simples, olhe os stats e moveset dele. Mas e como saber no que seus stats e moveset o transformam? Nessa parte do guia, vou explicar isso mais a fundo

Tipos de Pokémon

Lead

Lead é o Pokémon que abre o jogo, em geral. Sua função é simples; preparar sua condição de vitória, sendo isso através de Entry Hazards (como Spikes, Toxic Spikes, Stealth Rock e/ou Sticky Web), de forma que possam prejudicar o adversário e tornar o trabalho de seus outros Pokémon mais fácil. Leads costumam ser mais frágeis e normalmente dependem de Focus Sash ou da habilidade Sturdy (se tiverem) pra sobreviver.

Devido aos problemas que um Lead pode causar a um time, muitas pessoas passaram a utilizar Anti-Leads, que são Leads com movimentos como Taunt, que impedem o uso de golpes que não causem dano, Rapid Spin ou Defog pra limpar as Entry Hazards inimigas, ou apenas um Pokémon com força bruta imensa, pra derrotar o Lead oponente com um golpe só e ganhar vantagem sobre o seu oponente.

Outro tipo de Lead bem comum são os Baton Passers. Baton Passers são Pokémon normalmente duráveis, com o moveset recheado de golpes de suporte, que aumentam seus stats (como Tail Glow, Belly Drum, Agility, etc), que os utilizam até que seus stats estejam, no mínimo, razoavelmente elevados. Após isso, seu dever é, através do movimento Baton Pass, passar estes stats pra outro Pokémon de sua escolha em seu time.

O quarto, e último tipo de Lead comumente utilizado é o Supporter. Supporters são Pokémon com movimentos de suporte coletivo, como Tailwind, Trick Room, Light Screen, Reflect, etc. O dever desses Pokémon é o mesmo do Lead convencional; no caso, deixar o terreno [tranquilo e] favorável pro resto de seu time, sendo a única diferença entre ambos a de que Supporters normalmente não utilizam Entry Hazards ou movimentos prejudiciais, como Toxic ou Will-O-Wisp.

Inclusive, Leads comuns, Baton Passers e Supporters normalmente seguram itens como Leftovers, na maioria das vezes, para garantir que se mantenham de pé até que seus deveres sejam cumpridos durante a luta. Outro item comum de se ver em Baton Passers são Power Herbs, visto que alguns movimentos de auto-suporte necessitam de dois turnos para se realizarem. Claro, podem existir versões misturadas dos quatro tipos de Leads, mas os quatro principais são estes.

Sweeper

Sweepers são, normalmente, os Pokémon mais importantes de um time, visto que são eles quem derrotam os Pokémon do time adversário. Sweepers normalmente possuem um grande investimento de EVs em seu Atk ou SpAtk, dependendo de qual foi maior, com o mesmo servindo para HP ou Speed. O trabalho deles é apenas causar dano a seu oponente de forma rápida, então a maioria destes normalmente é mais frágil, embora rápida. Sweepers também são divididos em três tipos; Physical Sweepers (ou Sweepers Físicos), que possuem uma quantia grande de Atk; Special Sweepers (ou Sweepers Especiais), que possuem o SpAtk mais alto; e, por último, Mixed Sweepers (ou Sweepers Mistos), que possuem ambos os stats maximizados ou pela metade. Sweepers mistos também costumam ser chamados de "Wallbreakers", visto que podem lidar com mais facilidade com praticamente quaisquer tipos de Walls. Wallbreakers normalmente recorrem a movimentos arriscados, como Flare Blitz ou Overheat, poderosos o bastante para derrubar vários Pokémon em um turno, mas com algum tipo de compensação.

Sweepers normalmente carregam consigo Life Orbs ou Choice Itens. Life Orb, no caso, faz seus ataques causarem 1.3x de dano, embora perca cerca de 1/8 de seu HP a cada turno. Já Choice Itens são itens que aumentam a eficiência de certo stat em certo Pokémon para 1.5x, embora este só possa utilizar um movimento por batalha. Em Sweepers mais velozes e frágeis, é mais comum vermos Choice Scarfs (1.5x Speed), que garantem com que nunca sejam a mulher do padre. Já em Sweepers mais duráveis, é mais comum vermos Choice Band (1.5x Atk) ou Choice Specs (1.5x SpAtk), já que estão mais preocupados em causar dano do que em competir com o Usain Bolt.

Wall

Walls são Pokémon feitos para resistirem a ataques, em geral, e derrubar o oponente com golpes que lhes inflinjam status secundários, como Toxic ou Will-o-Wisp. Walls também possuem movimentos para recuperar o próprio HP, como Recover ou Wish, além de movimentos de suporte para aumentarem suas defesas altíssimas. Inclusive, exsitem três tipos de Wall, assim como com Sweepers, os quais são; Physical Walls (Walls Físicos), com um grande investimento em EVs de Def; Special Walls (Walls Especiais), com um grande investimento em EVs de SpDef; e Mixed Walls (ou Walls Mistos), que possuem ambos os stats maximizados ou pela metade. Walls também são comumente chamados de "Stallers" e "Annoyers", muitas vezes, visto que, por não possuírem stats e moveset ofensivos decentes e dependerem de sua durabilidade e movimentos que vão lentamente diminuindo o HP do adversário, eles acabam por prolongar o jogo, por assim dizer, o que acaba irritando muitos jogadores que querem ter uma partida rápida.

Walls normalmente carregam consigo Leftovers ou Sitrus Berry, para que possam resitir a golpes por mais tempo. Leftovers cura 1/16 de HP de um Pokémon por turno, enquanto Sitrus Berry cura 1/4 de seu HP perdido quando este chega à metade.

Tank

Tanks são como uma fusão de Sweeper e Wall. A sua diferença pra um Sweeper convencional, é que Tanks não dependem de sua velocidade para sobreviver, mas sim de sua resistência. Tanks normalmente não têm muita velocidade para combinar com seu poder ofensivo, e normalmente não duram muito sem o tipo de suporte certo, já que, por mais resistentes que sejam, eles normalmente não possuem muito suporte, como movimentos que invertem a ordem dos atacantes (Trick Room), movimentos de cura alheia usados nestes (Heal Pulse), dentre outros. Devido a isso, é mais comum se ver Tanks em batalhas duplas ou triplas, embora também tenham seu lugar em batalhas comuns.

O item mais comum usado em Tanks é a Assault Vest, visto que esta aumenta a SpDef do usuário para 1.5x,embora faça com que possa utilizar apenas movimentos ofensivos. Esta limitação presente na Assault Vest é o motivo de não ser muito usada em Walls, inclusive, visto que, enquanto Walls dependem de movimentos de suporte e de dano indireto, Tanks se preocupam em causar dano enquanto resistem ao dano causado a si próprios.

Pivot

Pivot são como se fossem a "carta na manga" de qualquer treinador. A função de um Pivot é forçar seu oponente a trocar de Pokémon, seja por sua presença ameaçadora (Pivot ofensivo) ou por seu oponente não poder fazer praticamente nada contra ele com seu Pokémon atual (Pivot defensivo). Pivots ofensivos normalmente possuem stats e movimentos dignos de fazê-lo ser chamado de Sweeper, enquanto os de Pivots defensivos o deixem digno de ser chamado de Wall. A grande diferença entre Pivots e as outras classes é que, caso você não tenha algo que possa lhe derrotar em poucos golpes, sua chance de vitória se perde.

Pivots ofensivos normalmente carregam consigo algum dos 3 Choice Itens (explicados na seção de Sweepers), embora seja mais comum os vermos com Choice Scarf. Já em Pivots defensivos, é mais comum vermos uma Assault Vest ou Leftovers. Também aparece de vez em quando algum Pokémon pré-evoluído com defesas altas segurando uma Eviolite, a qual aumenta ambas as suas defesas para 1.5x cada, embora casos assim sejam mais raros.

Revenge Killer

Revenge Killer são Pokémon mais late-game, responsáveis por eliminar quaisquer tipos de ameaça que o time adversário possa ter, seja por abusar com golpes de prioridade alta (golpes que, normalmente, atacam primeiro, como Quick Attack, Aqua Jet, Bullet Punch, dentre outros) ou por simplesmente terem uma velocidade absurdamente alta. Revenge Killers normalmente são postos em campo quando um de seus aliados foi derrotado e seu oponente está com o HP baixo, o que facilita seu trabalho. Porém, a grande maioria dos Revenge Killers convencionais são feitos de papel, e não aguentam muitos golpes, por isso sua grande prioridade aqui é ser veloz, acima de tudo.

Para combinar com sua velocidade, Revenge Killers comumente usam e abusam de Choice Scarfs. Também é comum ver alguns Revenge Killers como Accelgor segurando uma Life Orb, inclusive, visto que sua velocidade absurda torna um exagero querer aumentá-la.

Phazer

Phazers são Pokémon mais late-game, cujo objetivo é quebrar a ofensiva do oponente e fazê-lo perder vantagem estratégica, normalmente por forçá-lo a trocar de Pokémon com movimentos como Whirlwind, Roar ou Dragon Tail. Caso tenham acesso a golpes de Entry Hazards, podem atuar como Leads também, embora seja mais raro de se ver. Phazers normalmente são duráveis, mas não possuem um poder de ataque muito elevado, dependendo de movimentos de dano indireto, como Toxic, para vencer, caso tenham que enfrentar algum Pokémon cara a cara.

Phazers sofrem do mesmo problema dos Walls, entretanto; visto que dependem de movimentos de suporte e de dano indireto, Phazers não podem depender de Assault Vest, já que isso os impediria de usar seus movimentos. Devido a isso, o máximo que pode ser visto em Phazers são Leftovers ou uma Lum Berry, visto que Phazers normalmente não possuem nenhuma forma de recuperar seu HP através de movimentos de suporte.

Trapper

Trappers são Pokémon mais late-game também, cujo objetivo é prender seu oponente no campo, de forma com que não possam trocar de Pokémon até que este seja derrotado. Isto pode ser feito de inúmeras formas; uma destas é através de movimentos de suporte, com Mean Look; através de movimentos mais ofensivos, como Fire Spin ou Whirlpool; ou até mesmo através de habilidades como Shadow Tag ou Arena Trap. Trappers, assim como Phazers, dependem de movimentos de dano indireto para derrotar seus oponentes, na maioria das vezes, por normalmente não possuírem um moveset e/ou stats ofensivos decentes.

Healer

Healers (ou Clerics, para os mais íntimos) são Pokémons mais late-game, cuja função é recuperar o HP de seus aliados ou curá-los de algum tipo de status secundário. Isso tudo pode ser feito através de movimentos como Wish, Healing Wish, Heal Bell e Aromtherapy, por exemplo. Healers normalmente são mais defensivos do que ofensivos, e também podem atuar como Walls, se quiserem, visto que, a única diferença entre ambos é que, enquanto a função principal do Wall é defender, a do Healer é curar, mesmo que seja possível realizar ambas com um só Pokémon.

Assim como Walls, Healers também precisam ser duráveis, então é comum os ver segurando Leftovers ou Sitrus Berry. Em alguns casos também carregam consigo uma Lum Berry, o que pode acabar pegando o inimigo de surpresa caso tente utilizar algum movimento como Toxic ou Will-O-Wisp na tentativa de fazer-los perderem turnos utilizando movimentos de cura de status secundários, como Heal Bell.

E como eu faço um time balanceado?

Ok, agora você sabe quais as funções que um Pokémon pode cumprir num time, mas como as balancear em um único time? Existem vários tipos de times, tantos que não dá nem pra colocar todos aqui, ou essa parte do guia iria ficar maior e mais chata ainda, então vou dar apenas alguns exemplos de como equilibrá-las.

Primeiramente, nunca é bom ter muitos Pokémon com a mesma função em um time só caso você seja um iniciante, ainda mais Pokémon com funções mais complicadas de se manejar, como Tanks ou Walls por exemplo. O que você vai querer pra um time balanceado é um Lead consistente, antes de tudo, embora não precise se prender aos padrões que eu dei antes, necessariamente. Um bom Lead pode variar entre desde um Lead convencional a um Sweeper ou um Tank, isso depende muito do contexto do seu time e como pretende usá-lo. Se quiser montar um time básico, sem muita frescura nem nada, um bom Lead seria um dos convencionais ou um Sweeper. Um pouco de suporte defensivo é sempre bom também, então Tanks também são recomendados. Caso queira colocar dois ou três Sweepers em um time, não tem muito problema, a função de Sweeper é a única função que é bom ter em abundância num time, embora não mais que três ou quatro. É sempre bom ter tipos diferentes de Sweepers também, por exemplo, tenha um Sweeper rápido pra limpar o campo; caso ele seja derrotado, tenha um Tank pra aguentar o dano e devolver em dobro; se jogarem um Wall, tenha um Wallbreaker.

Agora, quanto às funções mais estratégicas como Revenge Killers, Phazers, Trappers e etc, eu recomendo que pegue um pouco de experiência antes de usar um desses, visto que requer uma sinergia maior com o resto do time (sério, gente, existem times inteiros de Phazers, é um terror ;-;). Quanto a Healers e Walls, sempre é bom ter um destes também, às vezes até ambas as funções em Pokémon só, o que não é muito raro de se ver *cof* Chansey *cof*. Se quiser tentar usar Pivots também, é uma boa pra iniciantes também, porque a maioria dos Pokémon que são bons nessa função são bem versáteis e fáceis de se usar.

Enfim, isso é o básico do básico sobre composição de times. Eu faria uma explicação mais aprofundada nessa parte, mas ninguém leria, ficaria gigantesca, fora que, com esse básico que eu dei, o resto dá pra aprender sozinho com muita facilidade, eu mesmo demorei uns três meses, e olha que eu sou lerdo pra caramba. Anyways, espero que tenham aprendido alguma coisa, e até o próximo guia!