FANDOM

Articuno
Furīzā フリーザー
Articuno
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Tipo(s) Tipo GeloTipo Voador
Gênero Sem gênero
Peso 55,4 kg
Altura 1,7 m
INFORMAÇÕES FÍSICAS
Cor Azul     
Corpo 9
Pegada P144
Grunhido
NÚMERO NO POKÉDEX
Nacional #144
Kanto #144
Johto #235
Kalos #151
GALERIA DE IMAGENS

Articuno (em Japonês: フリーザー Freezer) é um Pokémon Lendário do tipo Gelo e Voador que junto de Moltres e Zapdos fazem o Trio das Aves Lendárias.

Biologia

Fisiologia

Articuno toma a forma de um grande pássaro de plumagem predominantemente azul. Sua coloração é um ciano em sua cauda serpentina com uma crista na cabeça. Sua crista na cabeça é simples, consistindo de três em forma de losango de penas em sua testa. Seu corpo é um azul céu, crescendo mais leve no peito da barriga. Sua característica mais marcante são as suas grandes asas, que parecem que são feitas de gelo.

Habilidades Especiais

Quando Articuno bate suas asas, ele pode esfriar a unidade do ar em torno dele, fazendo com que caia neve.

Comportamento

Articuno é um dos pássaros lendários de Kanto. Articuno é mais passivo do que suas contrapartes são devido ao seu isolamento nas montanhas mais altas, Articuno não gosta de lutar. Ele é descrito como sendo espetacular em vôo com sua cauda longa atras dele, e suas asas brilhantes como gelo. Dizem que ele pode fazer nevar quanto voa, e tem a capacidade potencial de criar nevascas.

Pokédex

Pode criar nevascas congelando a umidade do ar. Dizem que suas asas são feitas de gelo. Com uma cauda longa e brilhante, sua forma de voar é magnífica. Ele aparece para pessoas perdidas em montanhas congeladas.

Evolução

Este Pokémon não evolui.

144Articuno
Não possui evolução
Articuno
Tipo GeloTipo Voador

No Anime

Noland Articuno

Articuno no Anime.

Filme 2

Articuno apareceu pela primeira vez no filme Pokémon 2000: O Poder de Um aonde Lawrence III tenta capturar Articuno e as outras duas aves lendárias.

Articuno de Noland

Noland usa seu Articuno em Articuno, o Número Um e em O Símbolo da Vida na batalha contra o Charizard de Ash.

No Mangá

Articuno apareceu selando-se em um bloco de gelo quando detecta a presença de um inimigo. E Ele odeia lutar. No entanto, no Volume 3 de Pokémon Adventures, a Equipe Rocket conseguiu temporariamente se apossar dee, junto com Moltres e Zapdos. Foi usado por Koga que tentou matar Red e Green, e então, conseguiu congelá-los, mas que acabou sendo desnecessário, pois o Charizard de Green estava do lado de fora do prédio em que estavam, logo, o gelo derreteu. Depois de sua derrota, ele desaparece por causa do Alakazam de Sabrina e foi fundido com Zapdos e Moltres, formando o Qui-Fi-Zer, uma combinação que se mostrou quase imparável até Saur, o Ivysaur de Red o jogar para fora da parede, e foi derrotado por Blasty, O Blastoise de Blue, O Charizard de Green e Saur. Ele finalmente recupera a sua liberdade após a derrota e divide de seus companheiros pássaros.

Muito mais tarde, na saga Gold/Silver, ele reaparece sob posse de Blue com os seus companheiros do trio, Red pega Articuno emprestado de Blue, e Green pega Zapdos, para derrotar Will e Karen, que estavam dominado os três com Ho-Oh e Lugia. E depois disso tudo, ele não apareceu mais.

Curiosidades

Geral

  • Em Red, Blue e Yellow, assim como FireRed e LeafGreen, há binóculos no portão que separa Fuchsia City da Rota 15, através do qual Articuno pode ser visto voando em direção ao mar. Em um lapso de continuidade, ou, possivelmente, devido à fiscalização pelos designers, ainda é visível nos binóculos, se for capturado ou derrotado nas Ilhas Seafoam.
  • Em Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Time e Explorers of Darkness, é o único em seu trio que não pode ser encontrado a menos que o jogador tenha uma senha.
  • Articuno foi o último Pokémon da primeira geração a ser introduzido no anime, e é o único que não aparece na 1ª temporada. (Mew é o último, se as suas aparições em filmes não são contadas).

Nome

  • Articuno é uma óbvia combinação de Artic (Ártico) e Uno (Um)
  • Freezer é Freezer, literalmente.
143MS #143 Snorlax LISTA DE POKÉMON 145MS #145 Zapdos →
POKÉMON LENDÁRIOS E MÍTICOS
KANTO
144MS
145MS
146MS
150MS
151MS
JOHTO
243MS
244MS
245MS
249MS
250MS
251MS
HOENN
377MS
378MS
379MS
380MS
381MS
382MS
383MS
384MS
385MS
SINNOH
480MS
481MS
482MS
483MS
484MS
485MS
486MS
487AMS
488MS
489MS
490MS
491MS
492AMS
493MS
UNOVA
494MS
638MS
639MS
640MS
641MS
642MS
643MS
644MS
645MS
646MS
647MS
648MS
649MS
KALOS
716MS
717MS
718MS
719MS
720MS
721MS
ALOLA
773MS
785MS
786MS
787MS
788MS
789MS
790MS
791MS
792MS
800MS
801MS
802MS
807MS