FANDOM

Eles o esperam em Pokémon X e Pokémon Y!

Um Pokémon Mega Evoluído poderá obter uma força muito maior do que anteriormente. Quando um Pokémon se torna Mega em batalha, os Treinadores terão uma ótima oportunidade para mudar o rumo da batalha e conseguir vencê-la!

Arte-mega-evolucao.jpg

Mega Evolução, (em inglês: Mega Evolution;em japonês: メガシンカ Mega Evolution), é um tipo de evolução disponibilizada na Sexta Geração, e descoberta na região de Kalos, sendo acessível apenas para alguns Pokémon. No começo, foram revelados apenas seis Pokémons Mega, Ampharos, Absol, Blaziken, Mewtwo, Mawile e Lucario. Mais tarde, Mega Kangaskhan surgiu.

No dia 4 de Setembro de 2013 os megas dos iniciais de Kanto apareceram, Venusaur, Blastoise e Charizard, sendo que o último tem duas formas, uma exclusiva para Pokémon X e outra para Pokémon Y. O mesmo acontece com Mewtwo. Para o lançamento de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, foram reveladas várias outras Mega Evoluções, contando com Mega Sceptile e Mega Swampert.

A lider de ginásio de Kalos, na Cidade de ShaulorKorrina sabe muito sobre Mega Evoluções. A Torre Mestra tem relação com as Mega Evoluções. Uma lenda conta que Lucario foi o primeiro Pokémon a Mega Evoluir. Mas de acordo com o avô de Zinnia em Omega Ruby e Alpha Sapphire, o primeiro Pokémon a mega evoluir foi Rayquaza.

Sobre

Mega.png

Símbolo da Mega Evolução.

Em Pokémon X e Y e em Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, você recebe uma pedra chamada Mega Pedra, que poderá ser colocada para um Pokémon segurar, e no meio de uma batalha ele poderá Mega Evoluir. Para Mega Evoluir, o Pokémon deve estar segurando a Mega Pedra apropriada e seu Treinador deve ter um Mega Anel.

O Professor Sycamore teoriza que, mesmo com a Mega Pedra e o respectivo item para entrar em ressonância com a pedra, a Mega Evolução não pode ser alcançada se houver não é um forte vínculo entre o Treinador e Pokémon. Cada jogador só pode Mega Evoluir um único Pokémon por batalha. Mesmo que o Mega Pokémon seja derrotado, o jogador não pode executar outra Mega Evolução, até no mesmo Pokémon (que já não é Mega Evoluido), para a duração dessa batalha.

Os Pokémon que atingem a Mega Evolução podem libertar temporariamente um enorme poder que estava adormecido no seu interior, resultando numa força que não conseguem obter com as suas evoluções normais. Ao contrário da evolução normal, a Mega Evolução é desencadeada apenas durante a batalha. Um Pokémon Mega Evoluído regressará ao seu estado normal quando a batalha terminar, mas nunca voltará ao seu estado habitual durante a própria batalha. Além disso, apenas um Pokémon por Treinador pode Mega Evoluir durante uma determinada batalha. Quando os Pokémon Mega Evoluem, alguns beneficiam de mais do que um aumento das suas estatísticas. Podem sofrer alterações aos seus tipos ou Abilities, criando uma oportunidade para mudar a sua sorte na batalha!

—Site Oficial de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

Efeitos

Um Pokémon Mega Evoluído tem stats de base diferentes, com excessão do HP, e também pode obter uma habilidade e tipos diferentes da sua forma não Mega Evoluída. Um Pokémon não pode Mega Evoluir enquanto estiver no ar, mas pode independentemente das condições de status. O Mega Pokémon volta ao seu estado normal após a batalha acabar ou se ele é derrotado.

Mega Pokémon

Pokémon X e Y

Mega Charizard

006Charizard-Mega X.png

Versão X

Quando Charizard segura num Charizardite X, pode Mega Evoluir para Mega Charizard X! Este item só pode ser obtido em Pokémon X. Ao contrário de Mega Charizard Y, Mega Charizard X muda de tipo quando Mega Evolui. Muda dos tipos Fogo/Voador para Fogo/Dragão.

Versão Y

006Charizard-Mega Y.png

Ao lado, quem você vê é o Mega Charizard Y, o resultado da Mega Evolução de Charizard utilizando Charizardite Y, que pode ser obtido em Pokémon Y. Quando Charizard se torna Mega Charizard Y, os seus chifres aguçados e a sua cauda comprida dão ao Pokémon uma imagem precisa e elegante. Mega Charizard Y está a um nível inigualável em termos de capacidade de voo, podendo atingir uma altura incrível.

Mega Mewtwo

MegaMewTwoX.png

Versão X

Mais um segredo que se esconde em Mewtwo! O Pokémon Genético não tem apenas uma forma Mega Evoluída - tem duas! Conheça o Mega Mewtwo X, um Pokémon ainda maior do que Mega Mewtwo Y, com grandes músculos nos braços e pernas. Para evoluir o Mewtwo para Mega Mewtwo X, precisará da Mega Pedra chamada Mewtwonite X, disponível em Pokémon X, Mega Mewtwo X se torna Psíquico/Lutador ao Mega Evoluir.

150Mewtwo-Mega Y.png

Versão Y

A verdade por trás do novo Pokémon parecido com o Mewtwo é revelada. É um Mewtwo que atingiu a Mega Evolução, um novo tipo de Evolução Pokémon! O Mega Mewtwo mostrado aqui é o Mega Mewtwo Y. Utilize a Mega Pedra Mewtwonite Y para fazer evoluir o Mewtwo para Mega Mewtwo Y, exclusivo de Pokémon Y.

Mega Garchomp

445Garchomp-Mega.png
Quando Garchomp se torna Mega Garchomp, a energia ampliada percorre os braços do Pokémon transformando-os em lâminas gigantes! O Ataque e o Ataque Especial do Mega Garchomp aumentam significativamente, enquanto que a Velocidade diminui um pouco.
MBlastoise.png

Mega Blastoise

Os dois canhões nos ombros do Blastoise transformam-se num único canhão gigante quando Mega Evolui para Mega Blastoise. Este canhão dispõe de um alcance tão grande que consegue atingir alvos a mais de dez quilómetros de distância!
MVenusaur.png

Mega Venusaur

Quando Venusaur se torna Mega Venusaur, a flor que está nas costas do Pokémon cresce de forma ainda mais fantástica do que antes. As pernas e o corpo do Pokémon ficam mais resistentes para suportar o peso da flor gigante.

Mega Absol

Mega absol.png

Mega Absol.

A grande energia que corre pelo corpo de Absol quando este Mega Evolui faz com que seus pelos fiquem todos em pé dando-lhe a aparência de ter asas. Sua velocidade aumenta muito por sinal.

Mega Mawile

303Mawile-Mega.png
Quando Mawile Mega Evolui, a sua boca gigante multiplica-se, passando a ter duas mandíbulas gigantes com as quais pode lutar! E parece que Mega Mawile é capaz de controlar cada boca independentemente. Quando Mega Evolui, sua defesa especial e ataque especial aumentam bastante. Graças a habilidade Huge Power, seu ataque também aumenta.
257Blaziken-Mega.png

Mega Blaziken

Não é possível obter o Blazikenite, o item necessário para fazer o Blaziken Mega Evoluir, através do jogo normal em Pokémon X ou Y. Com a sua elevada estatística de ataque e a habilidade Speed Boost, o Mega Blaziken pode se tornar um inimigo realmente poderoso.

MegaAlakazam.png

Mega Alakazam

A Velocidade e o Ataque Especial de Alakazam são altamente desenvolvidos e estes pontos fortes ficam ainda mais reforçados depois de Mega Evoluir. Uma vez que gasta toda a sua energia nos seus poderes psíquicos, mantém uma postura permanentemente meditativa, flutuando no ar.

GengarMega.png

Mega Gengar

Quando Gengar Mega Evolui para Mega Gengar, o seu Ataque Especial aumenta significativamente, posicionando-o no primeiro nível dos Pokémon. O terceiro olho de Gengar, que nunca pisca, permite-lhe ver outras dimensões.

Mega Pinsir

127Pinsir-Mega.png
Quando Mega Evolui, o Ataque e a Velocidade de Pinsir aumentam, e ele ganha o Tipo Voador. A sua habilidade também muda para Aerilate. Sob a influência de Aerilate, os movimentos do tipo Normal tornam-se do Tipo Voador. Pinsirite, a Mega Pedra necessária para Mega Evoluir Pinsir, só pode ser obtida em Pokémon X.
MegaGyarados.jpg

Mega Gyarados

Após a Mega Evolução, Gyarados torna-se mais agressivo do que nunca e muda de Água/Voador para Água/Noturno. Isto altera as suas fraquezas, o que lhe permite lutar eficazmente contra vários Pokémon diferentes ao Mega Evoluir após ver os tipos dos seus adversários.

Mega Aerodactyl

142Aerodactyl-Mega.png
Aerodactyl é um Pokémon restaurado a partir de um Fóssil e alguns investigadores insistem que a sua imagem Mega Evoluída é o verdadeiro aspeto que Aerodactyl tinha antes de ser fossilizado.

Mega Scizor

212Scizor-Mega.png
Scizor Mega Evolui para Mega Scizor. As pinças que tem em ambos os braços tornam-se ainda maiores, com pontas afiadas capazes de perfurar cimento. A Defesa e a Defesa Especial de Scizor aumentam quando Mega Evolui, transformando-o numa fortaleza defensiva. Qualquer adversário que seja apanhado pelas pinças de Mega Scizor não terá qualquer hipótese de fuga.

Mega Heracross

214Heracross-Mega.png
A Mega Evolução aumenta significativamente o Ataque de Heracross, posicionando-o no primeiro nível dos Pokémon. Quando liberta todo o seu poder, a sua temperatura corporal aumenta drasticamente e, por isso, abre as carapaças que tem nos braços e no tronco para deixar sair o calor. Heracronite, a Mega Pedra necessária para Mega Evoluir Heracross, só pode ser obtida em Pokémon Y.

Mega Houndoom

229Houndoom-Mega.png
Quando Houndoom Mega Evolui para Mega Houndoom, o seu Ataque Especial e Velocidade crescem significativamente. Houndour, o Pokémon que evolui para Houndoom, só pode ser apanhado em Pokémon X. Houndoominite, a Mega Pedra necessária para Mega Evoluir o Houndoom, só pode ser obtida em Pokémon Y.
248Tyranitar-Mega.png

Mega Tyranitar

Tyranitar Mega Evolui para Mega Tyranitar. Tyranitarite, a Mega Pedra necessária para Mega Evoluir Tyranitar, só pode ser obtida em Pokémon X. Quando Tyranitar Mega Evolui, o seu Ataque e a sua Defesa aumentam. A habilidade Sand Stream é desencadeada quando Tyranitar entra numa batalha e quando Mega Evolui para Mega Tyranitar

Mega Gardevoir

282Gardevoir-Mega.png

Após vencer a liga troque qualquer Pokémon com Diantha no Café Sul de Lumiose, você receberá Gardevoir com a Gardevoirite. Diz-se que a chapa vermelha no peito de Mega Gardevoir é uma manifestação física do seu coração. A Mega Evolução aumenta significativamente o Ataque Especial de Gardevoir.

Mega Aggron

MegaAggron.jpg
Aggron Mega Evolui para Mega Aggron. Quando isto acontece, a capacidade destrutiva dos seus temíveis chifres consegue transformar um depósito revestido de aço em sucata metálica. Aggronite, a Mega Pedra necessária para Mega Evoluir Aggron, só pode ser obtida em Pokémon Y. Ao Mega Evoluir, Aggron muda, simultaneamente, de tipo e de habilidade. Ao transformar-se num Pokémon unicamente metálico, reduz as suas fraquezas e a sua habilidade Filter também reduz os danos provocados por movimentos altamente eficazes.
MegaMedicham.jpg

Mega Medicham

Medicham Mega Evolui para Mega Medicham. Utiliza a sua elevada força de vontade para transformar o seu espírito numa força física e fazer crescer braços adicionais. Quanto mais Medicham exercitar o seu espírito, mais realistas estes braços se tornarão, podendo utilizá-los com grande destreza.

MegaManectric.png

Mega Manectric

A Mega Evolução melhora várias estatísticas do Manectric. Poderá encontrar Electrike, o Pokémon que evolui para Manectric, apenas em Pokémon Y. Manectite, a Mega Pedra necessária para MegaEvoluir o Manectric, só pode ser obtida em Pokémon X.

Mega Banette

354Banette-Mega.png
A Mega Evolução solta as amarras que limitavam Banette, permitindo-lhe libertar a energia reprimida e mostrar o seu poder maléfico. A estatística de Ataque de Mega Banette também aumenta. Aja rapidamente dando aos seus adversários algumas condições de estado para atrasar o seu desenvolvimento e, em seguida, utilize o Ataque elevado de Mega Banette para provocar danos profundos!
MegaAbomasnow.jpg

Mega Abomasnow

Abomasnow Mega Evolui para Mega Abomasnow. Os rebentos nas costas de Abomasnow crescem e transformam-se em grandes blocos de gelo. Embora a sua Velocidade diminua depois de Mega Evoluir, ganha força ofensiva e defensiva.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

015Beedrill-Mega.png

Mega Beedrill

Quando Beedrill vira Mega Beedrill continua com seus mesmos tipos. Sua habilidade única conhecida como Adaptability é capaz de aumentar drasticamente o seu pode de ataque, desde que os seus movimentos sejam do mesmo tipo do adversário.

MegaPidgeo.png

Mega Pidgeot

Quando Pidgeot vira Mega Pidgeot seu tipo também não muda, a novidade de Mega Pidgeot fica por conta de sua novíssima habilidade intitulada de No Guard, que impossibilita o inimigo de desviar de um ataque.

MegaSlowbro.png

Mega Slowbro

Slowbro é um poderoso Pokémon aquático e psíquico, que usa e abusa de sua concha para proteger e atacar. Após alcançar sua Mega Evolução, o monstrinho pode utilizar a sua habilidade Shell Armor, que nada mais é do que uma habilidade de proteção, cujo objetivo é evitar danos críticos e, é claro, aumentar a velocidade de ataque.

208Steelix-Mega.png

Mega Steelix

Os jogadores da versão japonesa da demo de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire foram capazes de desbloquear a Mega Evolução de Steelix, a evolução do Pokémon Onix. Sua habilidade exclusiva, conhecida como Sand Force, é eficaz apenas em batalhas compostas por tempestades de areia, visto que a alteração climática melhora suas características de ataque, defesa e proteção especial.

Mega Sceptile

Mega-SceptileArt.png

Sceptile, a última forma evoluída do inicial de grama, Treecko, também consegue se desenvolver para uma forma ainda mais poderosa, Mega Sceptile. Sua habilidade Lightning Rod é eficiente em batalhas duplas e triplas, já que consegue sobrecarregar a poderosa cauda condutora com ataques elétricos.

Mega-SwampertArt.png

Mega Swampert

A Mega Evolução do terceiro estágio de Mudkip é um tanto quanto intimidadora. Afinal, Swampert é um personagem muito maior e mais forte do que antes e a habilidade Swift Swim consegue dobrar seus stats de velocidade durante batalhas chuvosas.

Mega Camerupt

323Camerupt-Mega.png
Camerupt é um Pokémon em erupção que explora seu potencial de fogo para criar ataques poderosos. Assim que assume a forma Mega Evoluída, as características normais e especiais de ataque e defesa são aprimoradas consideravelmente.
319Sharpedo-Mega.png

Mega Sharpedo

Um Pokémon do tipo água/noturno, este impetuoso tubarão tem todos os seus stats desenvolvidos. Além de tudo, Sharpedo pode usufruir da habilidade Strong Jaw, que serve para intensificar os movimentos de mordida.

Mega Sableye

302Sableye-Mega.png

Mega Sableye é um enigmático Pokémon do tipo noturno/fantasma, cuja arma é uma imensa pedra preciosa. Sua habilidade mágica é conhecida como Magic Bounce, que serve para “refletir” os stats dos inimigos.

531Audino-Mega.png

Mega Audino

O pomposo Pokémon do tipo normal também pode Mega Evoluir, se tornando tipo normal/fada. Rotulado por muitos como um monstrinho cativante. ele é capaz de acalmar os adversários e até fazê-los dormir através de um único contato físico. Como se não bastasse, Mega Audino ainda possui uma habilidade de cura em sua forma inédita.

719Diancie-Mega.png

Mega Diancie

Diancie é um Pokémon místico e raro de se ver em Pokémon X e Y. Isso porque, o Pokémon Jóia foi distribuído para os jogadores através de códigos promocionais. Além da possibilidade de importar Diancie para Omega Ruby e Alpha Sapphire, você ainda poderá obter sua Mega Evolução com uma Mega Pedra específica.

Mega Gallade

475Gallade-Mega.png

Com uma aparência de guerreiro, Mega Gallade transforma seus braços em lâminas eficientes para fatiar os adversários. Por isso, é altamente recomendável utilizá-lo logo nos inícios dos embates, afinal, sua habilidade Inner Focus é tiro e queda.

Mega Lopunny

428Lopunny-Mega.png
Se tornando, além do tipo normal, tipo lutador, Mega Lopunny até pode ter uma aparência inofensiva, mas saiba que este Pokémon usa seus instintos de sobrevivência para atacar primeiro, graças à habilidade Scrappy.
381Latios-Mega.png

Mega Latios

Você agora pode Mega Evoluir nos ceús de Hoenn! Latios agora conta com uma Mega Evolução extremamente poderosa e ideal para amedrontar os inimigos nas batalhas.

Mega Latias

380Latias-Mega.png
Você agora pode Mega Evoluir nos céus de Hoenn! Latias consegue Mega Evoluir para Mega Latias, e consegue elevar os stats de ataque e defesa, tanto comuns como especiais. Além do mais, todas as suas características são amplificadas consideravelmente.

Mega Metagross

376Metagross-Mega.png

Metagross, a terceira forma de Beldum, também tem a sua própria Mega Evolução em Omega Ruby e Alpha Sapphire. A surpresa do Pokémon do tipo metálico/psíquico fica por conta de sua habilidade conhecida como Tough Claws, cujo objetivo é aumentar drasticamente o dano de ataques físicos.

Mega Salamence

373Salamence-Mega.png

Alcançando uma aerodinâmica jamais vista antes em qualquer Pokémon, a versão Mega Evoluída de Salamence pode transformar ataques normais em poderosas investidas voadoras.

Mega Glalie

362Glalie-Mega.png
A excessiva energia que transborda da boca de Mega Glalie o transforma em uma criatura bizarra e fantasmagórica. Seu hálito gelado é capaz de interceptar qualquer movimento mortal, uma vez que congela os inimigos facilmente.
334Altaria-Mega.png

Mega Altaria

Ao Mega Evoluir, Altaria se torna um dos Pokémon mais hipnotizantes. Isso porque o corpo da criatura passa a ser constituído por penas únicas em formatos de nuvem. Assim que Altaria atinge a Mega Evolução, seus tipos passam a ser dragão e fada.

384Rayquaza-Mega.png

Mega Rayquaza

Visualmente falando, Mega Rayquaza é a Mega Evolução mais agressiva entre todas as que foram apresentadas até o momento. Com sua habilidade Delta Stream, o Pokémon consegue alterar as condições climáticas em qualquer ocasião do combate, fazendo com que todas as suas características sejam aprimoradas, com exceção ao HP.

No Anime

Mega Mewtwo Y

A primeira Mega Evolução a aparecer no anime foi Mega Mewtwo Y, diferentemente dos jogos, esse Mewtwo consegue Mega Evoluir sem precisar de uma Mega Pedra.

Mega Blaziken

Outra Mega Evolução apareceu em Kalos, Onde Sonhos e Aventuras Começam, onde Ash vê um Mega Blaziken, no episódio seguinte, foi revelado que ele pertence a um herói mascarado conhecido como Blaziken Mascarado. Esse Mega Blaziken salvou Ash de uma queda da Torre Prisma. Ele aparece novamente junto de seu treinador no episódio Loucura de Mega-Mega Meowth!, ajudando Ash e seus amigos a destruir um robô da Equipe Rocket. Em O Mega Elo de Garchomp!, ele apareceu novamente ao lado do Blaziken Mascardo.

Especial da Mega Evolução: Ato I

Mega Gardevoir de Diantha

Mega Lucario de Korrina

Mega Mawile de Mabel

Mega Diancie

Especial da Mega Evolução: Ato II

Mega Metagross de Steven

Especial da Mega Evolução: Ato III

Mega Garchomp do Professor Sycamore

Filme 18

Especial da Mega Evolução: Ato IV

Filme 19

Outras Aparições

Um Mega Audino apareceu no episódio XY095, como parceiro de uma Enfermeira Joy

Mega Charizard X de Red

No Mangá

Nos Jogos

Tretta Mega Evolution icon.png

Existem ao todo 48 Mega Evoluções, com 46 diferentes espécies de Pokémon capazes de realizá-la. Só se pode usar um Pokémon mega evoluído por vez.

Transformação

Blaziken Mega Evolution.png

O metódo de transformação é bem simples, após apertar um botão no menu com o Pokémon desejado em campo, uma energia roxa se forma em torno dele juntamente de uma esfera cinza, uma explosão acontece, e a tela fica toda branca. Após isso, o pokémon mega evoluído faz uma pose e a marca da Mega Evolução fica em cima dele.

Também no FANDOM

Wiki aleatória