FANDOM

Pokémon ou Pocket Monsters (ポケットモンスター, Poketto Monsutā, literalmente, "monstros de bolso") é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red e Blue, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1996. Inicialmete o Jogo se chamaria Capsule Monsters

800px-PokemonWorldAnime

Uma visão orbital do mundo Pokémon, visto no anime. Observe sua semelhança com a Terra.

Unova world map

Mapa mostrando apenas a paisagem. Unova é identificado pelo quadrado do cursor. Observe as semelhanças óbvias para a Europa, na parte inferior da imagem; Escandinávia parece praticamente inalterada

Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em sua 16ª temporada – e 16 filmes já lançados. Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003 e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo,4 o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo e também de todo o mundo, ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.

A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão, já que a partir de Pokémon Red, Blue e Green a ligação entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.

Quando jovem, Satoshi Tajiri tinha como passatempo a entomologia. Quando cresceu, Tajiri decidiu não fazer uma faculdade e sempre se demitia dos empregos que seu pai lhe dava para jogar em fliperamas, até que resolveu fazer um curso técnico, criando depois sua revista, conhecida como GameFreak. Trabalhando na revista, Tajiri conheceu Ken Sugimori, com quem fez amizade e trabalhou por um longo tempo.

No ano seguinte, os dois resolveram criar um jogo para o Game Boy, que tinha feito um grande sucesso com Tetris. Ao ver o cabo de Game Link, Tajiri pensou na ideia de passar informações de um Game Boy a outro. Influenciado por séries como Final Fantasy e Dragon Quest e associando a ideia com a metamorfose, Tajiri criou um RPG onde monstros podiam evoluir e serem passados de um portátil a outro.

A produção durou dois meses. Neste meio tempo, a Nintendo já estava em declínio, e a Sony sem ideias para o portátil. Poucos da Game Freak acreditavam que o jogo faria sucesso e até mesmo por falta de recursos, as ações da empresa estavam em xeque com Pocket Monsters. Em fevereiro de 1996, são lançados Pocket Monsters Red e Green. Inicialmente, os jogos não fizeram sucesso, mas à medida que os meses passavam mais unidades eram vendidas, até chegar a marca de um milhão de cópias em um ano.

O termo Pokémon refere-se tanto à série quanto às espécies que existem dentro do universo Pokémon. Atualmente, existem 649 espécies diferentes de Pokémon conhecidas, que são catalogadas no item conhecido como Pokédex, que contém informações digitais sobre todas as espécies.

649Genesect

Existem cinco numerações oficiais da Pokédex, que variam conforme a região e também apresentam na numeração espécies não vistas antes ou já vistas, em uma nova posição. A Pokédex Nacional é a mais importante do mundo Pokémon, pois cataloga todas as espécies do número 001 ao 649, onde os Pokémon descobertos mais recentemente ficam ao final. Além das numerações oficiais, a Pokédex também enumera Pokémon por peso, tipo e altura.

Cada Pokémon tem sua habilidade, que provocam mudanças na batalhas ou até fora delas. Existem habilidades que podem anular o dano de um ataque, provocar mudanças nos status do Pokémon (Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed) ou impor uma condição ao Pokémon na batalha. Alguns exemplos são as habilidades Levitate (levitação), onde o Pokémon com essa habilidade não leva o dano de ataques terrestres, e Arena Trap (armadilha na arena), onde Pokémon sem a habilidade Levitate e que não sejam do tipo voador não podem sair da luta até derrotar o oponente. Algumas espécies podem ter duas habilidades diferentes, mas não as duas ao mesmo tempo.

Pound

Cada espécie Pokémon apresenta um ou mais tipos. Esses tipos têm vantagens sobre uns e desvantagens sobre outros. Existem ao todo 17 diferentes. Cada espécie apresenta um ou dois tipos, onde um segundo pode balancear uma desvantagem de outro tipo. Os ataques de uma espécie também têm tipos e, de acordo com o do Pokémon adversário, o tipo desse ataque pode dar mais ou menos dano ao oponente do que outros.
Existem três níveis de efetividade: Super Effective (Super Efetivo), onde o Pokémon defensor leva o dobro do dano normal do ataque, o dano normal e Not Very Effective (Não muito efetivo), onde o Pokémon defensor não leva nenhum dano do ataque. Há, ainda, um quarto nível de efetividade, onde os dois tipos do Pokémon defensor levam o dano Super Effective (que corresponde ao quíntuplo do dano que seria causado normalmente). O cálculo correto desses níveis de dano são importantes em uma batalha e podem levar o(a) treinador(a) à vitória.

Em torno de cada três anos, novos jogos de Pokémon conhecidos como RPGs originais — jogos nos quais são apresentados uma nova região, espécies de Pokémon, personagens e conceitos que acabam servindo de base para jogos seguintes — são lançados e com eles inicia-se um nova geração de jogos Pokémon. Existem hoje cinco gerações, cada uma para certo portátil da Nintendo, começando com o Game Boy (R/G/B/Y), passando pelo Game Boy Color (G/S/C) e Game Boy Advance (R/S/E/FR/LG), e chegando ao Nintendo DS (D/P/P/HG/SS/BW/B2W2) e também agora previsto para 1 jogo para a Nintendo3DS (XY). Ao todo, existem 649 Pokémon divididos entre essas gerações.

Red blue boxart

Além dos RPGs Originais, há outros dois tipos de jogos: os Plataformas, que têm como função principal conectar um RPG Original a um console caseiro, como Nintendo 64, Nintendo GameCube e Wii, e os spin-offs, jogos que não apresentam características marcantes da série mas pertencem a dela, produzidos para diferentes consoles.

O Anime de Pokémon é exibido pela TV Tokyo (Japão) e pelo Cartoon Network (EUA/Brasil).

Ash and his Pikachu

Ele conta a história de Ash Ketchum, uma criança que desde que completou dez anos, idade com a qual pode receber uma licença de treinador de pokémons, viaja através de diferentes regiões capturando novos pokémons e treinando-os para se tornar "o maior mestre pokémon". Em cada região participa da respectiva liga pokémon, na qual deve derrotar em batalhas um determinado número de líderes de "ginásio pokémon" de diferentes cidades para poder competir no campeonato regional. Desde que iniciou sua jornada, viaja sempre acomanhado de seu primeiro pokémon, Pikachu, e de diferentes criaas se juntam a ele ao longo do caminho.

Pokémon tem uma série de jogos de cartas conhecidos antigamente no Brasil como Pokémon Estampas Ilustradas e chamado hoje pelo nome em inglês, Pokémon Trading Card Game. É composto por uma série de cartas com as quais dois jogadores podem duelar. Lançado primeiramente no Japão em 1997 pela Media Factory e nos Estados Unidos pela Wizards of the Coast a partir de 1999, hoje conta com 34 expansões, cada uma sempre com novas cartas e Pokémon com novos ataques e tipos. Atualmente, O Pokémon Estampas Ilustradas é destribúido pela Copag.

O mangá original, denominado Poketto Monsutā SPECIAL, foi primeiramente lançado no Japão e, com o sucesso da série, expandiu-se globalmente, sendo rebatizada de Pokémon Adventures. São vários arcos. Cada arco tem enredo e personagens diferentes dos do anime, tendo como protagonistas pessoas baseadas nos treinadores dos jogos. Atualmente está em seu oitavo arco no Japão, com um nono sendo planejado para o final de 2013.

200px-Red Adventures art

Pokémon Adventures é o mangá original da série, mas há muitos outros tipos de mangá, que contam diferentes histórias, como Pokémon Zensho e Pokémon Chamo-Chamo Party, que não apresentam personagens vistos em outras séries ou mídias e também mangás como The Electric Tale of Pikachu, conhecido no Brasil como Pokémon em Quadrinhos, e Ash & Pikachu, além de cinco mangás adaptados de filmes de Pokémon e duas séries de mangás baseadas em jogos: uma em Pokémon Colosseum e outra em Pokémon Mystery Dungeon.

Poster moviejp1

Para cada temporada de Pokémon, há um filme produzido especialmente para o cinema no Japão. Existem quinze filmes já lançados e um em produção. Os filmes de Pokémon são mais sérios e trazem um enredo mais desenvolvido que os episódios do anime. Os filmes quase sempre têm a salvação do mundo por Ash e seus amigos como plano de fundo, com exceção do oitavo filme.

Cada filme tem um curta-metragem estrelando Pikachu e seus amigos em aventuras separadas de seus treinadores. Pokémon é a série de desenho com o maior número de filmes já produzidos, superando Em Busca do Vale Encantado, e também de Dragon Ball Z com 15 filmes já lançados os dois.

RegionsMoviesMap

Mapa geográfico original das regiões

Também no FANDOM

Wiki aleatória