FANDOM

The wild PokéPédia is confused!
Essa é a página que está procurando?
Este artigo é sobre Pokémon Red e Green, Se está procurando por Pokémon Blue, por favor, veja: Pokémon Blue.
ZEPHYR.png

Pokémon Red e Green

Red JP boxart.png

Green JP boxart.png
ポケットモンスター 赤
Pocket Monsters Red & Green
Geração
Primeira Geração
Plataforma
GameBoy
Desenvolvedora
Game Freak
Publicadora
Nintendo
Lançamento
20px-Flag_of_Japan.svg.png 27 de Fevereiro de 1996
UnitedStatesFlag.svg --
Flag_of_the_European_Union.svg --
Mascote(s)
Charizard (Red)
Venusaur (Green)
Capa Japonesa

Pokemon Red.jpg
Vazio.png
Assim_sendo.png
 Pokémon Red Version (em japonês: ポケットモンスター 赤 Pocket Monsters: Red) e Pokémon Green Version (em japonês ポケットモンスター 緑 Pocket Monsters: Green) são os primeiros jogos da série Pokémon. Lançados em 1996 no Japão como Red e Green e em 1998 nos EUA como Red e Blue, a história se passa no continente de Kanto, um lugar onde existem criaturas exóticas conhecidas como Pokémon. O protagonista é Red, um garoto que vai iniciar sua jornada Pokémon na Cidade de Pallet e viajar por Kanto para se tornar um mestre Pokémon.

Em 2004, remakes de Red e Green, Pokémon FireRed e Pokémon LeafGreen foram lançados em comemoração aos 10 anos da franquia. Red e Green (junto de Blue e Yellow) também serão re-lançados em 27 de Fevereiro de 2016 para o Virtual Console do 3DS (e também 2DS), com conexão wireless no lugar do cabo Game Link.

História

O jogador começa na Cidade de Pallet, em Kanto, como um garoto de 10 anos que pode enfim começar sua jornada Pokémon, e pode escolher entre um Charmander, Bulbasaur ou um Squirtle para ser seu Pokémon inicial, recebido do Professor Carvalho, um cientista que estuda os Pokémon e os entrega a treinadores iniciantes. Após essa escolha, o jogador não poderá conseguir os outros dois senão através de trocas. O objetivo básico é ser o melhor treinador de Kanto. Isso é possível através de treinar os Pokémon, derrotando líderes de ginásio para ganhar insígnias e enfrentar a Elite dos 4 e o Campeão da Liga, conjunto dos cinco maiores treinadores do continente.

O protagonista tem um rival de infância, o neto do prof. Carvalho. É possível dar um nome para ele no início do jogo. Ele eventualmente batalhará contra o protagonista em alguns lugares para testar seus Pokémon. Ser derrotado por ele significa que seus Pokémon devem melhorar e serem treinados mais ainda. Ele sempre escolherá o Pokémon inicial com o tipo de vantagem sobre o do personagem.

À medida que o protagonista vai viajando por Kanto e ganhando insígnias de ginásio, ele também conhece a Equipe Rocket, que não tem boas intenções com os Pokémon. O líder da equipe, Giovanni, pretende usar o DNA dos Pokémon para criar Pokémons super poderosos.

Após um incidente em Saffron, o protagonista expulsa os Rockets da cidade e ao enfrentar o último líder de ginásio em Viridian City, descobre que este é Giovanni, que some após a derrota.

Após a conquista da última insígnia, o jogador tem o direito de atravessar uma caverna conhecida como Victory Road e desafiar uma equipe muito forte chamada Elite dos 4 e por fim, o Campeão da Liga. Após vencer do campeão, termina a história do jogo. Mesmo assim, ainda há uma coisa a fazer: completar a Pokédex, um mini computador criado pelo Professor Carvalho contendo informações de todos os Pokémon.

Características

Diferenças de uma versão para outra

As diferenças de um jogo para o outro são mínimas. No geral, é o local onde se encontram alguns pokémons. Com a confusão de Red, Blue e Green com suas versões americanas e japonesas, um e outro lugar do jogo existe pokémons diferentes do outro. Mas basicamente, há pokémons que aparecem apenas numa versão, e outros que aparecem apenas na outra versão.

Home screen(PKMN Red).png

Além disso, tem também os sprites, que são as imagens dos pokémons quando aparecem no jogo. Os sprites de Red/Blue são diferentes do sprite de Green. Por exemplo: O desenho do Pikachu de Red será idêntico ao de Blue, mas diferente ao de Green.

Jogabilidade

Assim como vários jogos de RPG, Pokémon Red e Blue são jogados através da perspectiva em 3ª pessoa, com os jogadores mexendo o protagonista dentro do universo Pokémon, interagindo com objetos e pessoas. Quanto mais se explora, diferentes terrenos aparecem com diferentes espécies de Pokémon. Quando o jogador encontra um treinador ou um Pokémon, começa uma batalha baseada em turnos para poder fazer com que o HP do adversário chegue a 0.

Objetivo

O maior aspecto do jogo é o jogador treinar e melhorar seu Pokémon, tanto derrotando Pokémon selvagens como os de treinadores. Esse sistema de pontos de experiência, característica de todos os RPGs da série, controlam as propriedades físicas do Pokémon, incluindo os atributos de batalha e HP (Hit Points).

Há dois objetivos principais nesse e em todos os jogos principais da série: derrotar os cinco melhores treinadores de Kanto, conhecidos como Elite dos 4 e completar a Pokédex, capturando todos os 150 Pokémons disponíveis no jogo.

Detalhes

Comece a sua aventura com um dos três Pokémon iniciais da região de Kanto: o pokémon Bulbassauro, do tipo Grama, o Pokémon Charmander, do tipo Fogo, ou o Pokémon Squirtle do tipo Água. Que Pokémon irá escolher?

Ver mais em: Pokédex

Em Kanto, você deve derrotar os seguintes Líderes de Ginásio, a fim de avançar no jogo:

Depois de derrotar todos os Líderes de Ginásio, você vai para a Victory Road, para participar da Liga Pokémon. Lá você enfrenta os quatro maiores treinadores do jogo, a Elite dos Quatro, que é formada por:

Após derrotar os quatro, você ainda tem que batalhar contra o Campeão da Liga, que é o seu rival, Blue.

Cinco Pokémon Lendários são apresentados em Pokémon Red e Green. Muitos mistérios ainda envolvem os lendários Mew e Mewtwo, enquanto o clima é formado pelas Aves Lendárias.

Ver mais em: Pokédex

Ver mais em: Pokédex

Ver mais em: Pokédex

Curiosidades

  • O desenvolvimento do jogo começou em 1990, sendo o jogo com mais tempo de produção até agora.
  • Apesar de serem o primeiro jogo de Pokémon, não foi a primeira marca da série registrada pela Game Freak, Mew foi o primeiro, em Março de 1994. Enquanto Pocket Monsters Red e Green em Setembro de 1995.
  • Ambos os jogos seriam lançados em 21 de Dezembro de 1995, isso explica o 95' que sempre aparece no começo de todos os jogos da série.
  • O jogo teria uma protagonista feminina, porém, devido aos recursos limitados da época, a removeram. Ela seria identica a personagem Blue, do mangá Pokémon Adventures. Nos remakes, eles introduziram uma.
Jogos da Franquia Principal
Geração I Red / Green
Blue (EUA)
Yellow
Geração II Gold / Silver
Crystal
Geração III Ruby / Sapphire
FireRed / LeafGreen
Emerald
Geração IV Diamond / Pearl
Platinum
HeartGold / SoulSilver
Geração V Black / White
Black 2 / White 2
Geração VI X / Y
Omega Ruby / Alpha Sapphire
Geração VII Sun / Moon

Também no FANDOM

Wiki aleatória