FANDOM

ZEPHYR.png

Pokémon Ruby e Sapphire

Ruby boxart.jpg

Sapphire boxart.jpg
Pocket Monsters Ruby & Sapphire
ポケットモンスター ルビー
Geração
Terceira Geração
Plataforma
GameBoy Advance
Desenvolvedora
Game Freak
Publicadora
Nintendo
Lançamento
20px-Flag_of_Japan.svg.png 21 de Novembro de 2002
UnitedStatesFlag.svg 19 de Março de 2003
Flag_of_the_European_Union.svg 25 de Julho de 2003
Mascote(s)
Groundon (Ruby)
Kyogre (Sapphire)
Capa Japonesa

Ruby JP boxart.png
Sapphire JP boxart.png
Assim_sendo.png
Pokémon Ruby Version (em japonês, ポケットモンスター ルビー Pocket Monsters: Ruby) e Pokémon Sapphire Version (em japonês, ポケットモンスターサファイア Pocket Monsters: Sapphire) são dois jogos da série Pokémon para Game Boy Advance. São os dois primeiros jogos da terceira geração de Pokémon, mais conhecida como Geração Advance. Trazia 135 novos Pokémon, completando 386 ao total.

Não tinham compatibilidade com nenhum dos jogos anteriores, mas só traziam 201 Pokémon possíveis de se obter. Isso foi entendido quando foram lançados Pokémon FireRed e LeafGreen, Pokémon Colosseum e Pokémon XD, já que com estes, os 386 monstrinhos podiam ser obtidos. Como eram os primeiros jogos da geração Advance, geraram várias especulações e, ao serem lançados, foram os jogos mais vendidos do Japão em 2002.

Em 2014, remakes de Ruby e Sapphire, Pokémon Omega Ruby e AlphaSapphire foram lançados.

História

Como sempre, seu objetivo é conseguir as oito insígnias de ginásios e vencer a Liga Pokémon. A história se passa no continente de Hoenn e é possível escolher entre um menino ou uma menina. O personagem do sexo oposto será seu rival (se você escolher Brendan sua rival será May e vice e versa). O jogador controla um(a) treinador(a) que acabou de se mudar da Cidade de Goldenrod, em Johto, para Littleroot, em Hoenn. Acaba encontrando o Professor Birch, sendo atacado por um Poochyena. Para salvá-lo, é preciso escolher um dos três Pokémon na mochila do professor: Treecko, de grama, Torchic, de fogo ou Mudkip, de água. Este se torna seu primeiro Pokémon e parte em busca da vitória sobre a Elite 4. No meio do caminho, conhece Wally, um de seus rivais que captura um Ralts como Pokémon inicial.

O personagem também conhece a Equipe Magma (em Ruby) e a Equipe Aqua (em Sapphire), que querem, respectivamente, expandir a terra e expandir os mares, mas dependendo da versão, um dos times te ajudará contra o outro.

À medida que o jogo vai avançando e o protagonista vai conquistando vitórias sobre os líderes de ginásio de Hoenn, ele vai descobrindo o que a equipe maléfica está planejando. Após a vitória sobre Wallace, é hora de ir enfrentar a Elite 4 após superar a Victory Road. Após a vitória ainda há mais coisas para se fazer, como capturar Rayquaza, Latios (em Ruby) ou Latias (em Sapphire) e vencer na Battle Tower.

Características

Diferenças

As versões tem certas diferenças. Em Ruby, a equipe vilã é a Equipe Magma e em Sapphire é a Equipe Aqua. Como todo jogo de Pokémon, as versões têm seus Pokémons exclusivos. Os principais são os lendários Groudon, que é capturável somente em Ruby e Kyogre, que é capturável somente em Sapphire.

Jogabilidade

A mecânica básica de Ruby e Sapphire é praticamente a mesma dos seus "antecessores". Tal como acontece com todos os jogos Pokémon para consoles portáteis, a jogabilidade é em terceira pessoa, perspectiva de cima e é composto por três telas básicas: um mapa de campo, no qual o jogador navega a personagem principal, uma tela de batalha, e no menu, no qual o jogador configura seus itens ou configurações do jogo. O jogador começa o jogo com um pokémon, e pode capturar mais usando pokébolas. O jogador também pode utilizar o seu pokémon para a batalha pokémon e outras coisas. Quando o jogador encontra um pokémon selvagem ou é desafiado por um treinador para uma batalha, a tela muda para uma tela de batalha por turnos, onde ocorre a luta pokémon. Durante a batalha, o jogador pode lutar, usar um item, trocar de pokémon, ou fugir (a última não é disponível nas batalhas contra treinadores). Todos os pokémon têm pontos de vida (HP), quando o HP de um pokémon é reduzido a zero, ele desmaia e não pode participar de uma batalha até que seja revivido. Se o pokémon do jogador vence o pokémon adversário, ele recebe pontos de experiência. Depois de acumular pontos de experiência suficientes, ele pode subir de nível, sendo que a maioria dos pokémons podem evoluir para uma nova espécie de pokémon quando atingem um certo nível.

Além de lutar, capturar Pokémons é o elemento mais essencial do jogo Pokémon. Durante a batalha com um pokémon selvagem (pokémon de outros treinadores não podem ser capturados), o jogador pode usar uma pokébola do pokémon selvagem. Se for bem sucedido, o pokémon será adicionado à lista ativa do jogador (ou armazenada no PC se o jogador já carrega consigo o máximo de seis pokémons). Fatores na taxa de sucesso de captura incluem o HP do alvo e a força da pokébola utilizada: quanto menor o HP do alvo e mais forte a pokébola, maior a taxa de sucesso de captura. Outros fatores como o status (paralisado e dormindo) também contribuem para uma maior taxa de sucesso de captura.

Detalhes

Comece a sua nova aventura com um dos três Pokémon iniciais: o pokémon Treecko de tipo Grama, o Pokémon Torchic de tipo Fogo, ou o Pokémon Mudkip de tipo Água. Que Pokémon irá escolher?

Em Hoenn, você deve derrotar os seguintes Líderes de Ginásio, a fim de avançar no jogo:

Depois de derrotar todos os Líderes de Ginásio, você vai para a Victory Road, para participar da Liga Pokémon. Lá você enfrenta os quatro maiores treinadores do jogo, a Elite dos Quatro, que é formada por:

Após derrotar os quatro, você ainda tem que batalhar contra o Campeão da Liga, Steven.

Dez Pokémon lendários são apresentados em Pokémon Ruby e Sapphire. Muitos mistérios ainda envolvem os lendários Deoxys e Jirachi, enquanto o clima do tempo é formado por Groudon e Kyogre, e quando estes estão em conflito, eles são acalmados pelo pokémon dos céus, Rayquaza. O trio Registeel, Regirock e Regice e os lendários gêmeos, Latios e Latias também aparecem no jogo.

Jogos da Franquia Principal
Geração I Red / Green
Blue (EUA)
Yellow
Geração II Gold / Silver
Crystal
Geração III Ruby / Sapphire
FireRed / LeafGreen
Emerald
Geração IV Diamond / Pearl
Platinum
HeartGold / SoulSilver
Geração V Black / White
Black 2 / White 2
Geração VI X / Y
Omega Ruby / Alpha Sapphire
Geração VII Sun / Moon

Também no FANDOM

Wiki aleatória