FANDOM

ZEPHYR.png

Pokémon X e Y

X EN boxart.png

Y EN boxart.png
Pocket Monsters X & Y
ポケットモンスターXY
Geração
Sexta Geração
Plataforma
Nintendo 3DS
Desenvolvedora
Game Freak
Publicadora
Nintendo
Lançamento
20px-Flag_of_Japan.svg.png 12 de Outubro de 2013
UnitedStatesFlag.svg 12 de Outubro de 2013
Flag_of_the_European_Union.svg 12 de Outubro de 2013
Mascote(s)
Xerneas (X)
Yveltal (Y)
Capa Japonesa

X JP boxart.png
Y JP boxart.png
Assim_sendo.png
 Pokémon X (em japonês: ポケットモンスターX Pocket Monsters X) e Pokémon Y (em japonês: ポケットモンスターY Pocket Monsters Y) são as principais versões da Geração VI. Os jogos estão disponíveis apenas no Nintendo 3DS. Os jogos introduz uma nova região, Kalos, juntamente de novos Pokémon, novos rivais e novos ginásios.

Ambos os jogos foram revelados durante um anúncio em todo o mundo por Satoru Iwata através do Nintendo Direct as 20h (Japão), de 8 de janeiro de 2013. As duas versões foram lançadas mundialmente (com exceção de alguns países) em 12 de Outubro de 2013 e estão disponíveis tanto para fisicamente quanto para download.

História

Jogabilidade

Ao contrário de outros jogos da série principal, Pokémon X e Y apresentam um estilo totalmente tridimensional do jogo, e personagens em 3D modelados, em vez de sprites como tem sido feito desde a Primeira Geração. O sistema de batalha é esteticamente reformulado, com reações mais animadas para os ataques, como quando um Pokémon está sendo atingido. A movimentação também estará mais livre, podendo pela primeira vez, andar na diagonal. Além disso, o jogador agora terá a capacidade rollerskate, onde poderá montar em vários Pokémon, como por exemplo Rhyhorn, Skiddo e Gogoat.

Características

Customização

Dentro do jogo agora pode se customizar seu personagem de certas formas. Ao início do jogo, é possível escolher a tonalidade de pele e cor do cabelo deste, e ao longo do jogo há também a possibilidade de customizar suas roupas, sendo possível realizar a compra de novas. Também é possível alternar entre quatro estilos diferentes de cabelo em certos estabelecimentos, embora sejam opções bem limitadas, variando apenas entre um corte curto, o "corte base" (o corte de cabelo com o qual seu personagem começa o jogo), um corte longo, e um corte mais arrumado.

Pokémon Amie

Pokémon Amie é um novo recurso que permite que o jogador desenvolver laços mais fortes com os seus Pokémon. Ele usa a tela de toque do Nintendo 3DS para permitir aos jogadores cuidar, alimentar, e jogar com os Pokémon que estão atualmente em sua equipe. Os jogadores podem interagir com seus Pokémon por acariciar ou alimentá-los através da tela sensível ao toque ou imitando seus movimentos usando a câmera.

Novo tipo

Sylveon.png

Sylveon, evolução de Eevee do tipo fada.

Um novo tipo de Pokémon foi introduzido em X e Y, o tipo Fada. Este tipo foi adicionado para equilibrar a balança em relação aos tipo Dragão, sendo que estes eram muito fortes.

Sky battles

Sky Battles (Batalhas no Céu ou Batalhas Aéreas) são batalhas que são restritas a Pokémon Voadores, embora alguns Pokémon com a habilidade Levitate podem entrar. Estas batalhas aéreas acontecem contra treinadores em locais altos, como montanhas.

Horde Encounter

Agora, é possível encontrar vários Pokémon selvagens ao mesmo tempo. Até cinco Pokémon selvagens vão disputar com um dos Pokémon do jogador. Estas batalhas oferecem muita experiência. Alguns ataques, como Rock Slide, são bons para acertar todos os cinco oponentes.

Team Flare

Flare logo.png

Team Flare é a nova equipe vilã de X e Y, o objetivo dela é conseguir muito dinheiro, e ao mesmo tempo criar um "belo mundo". Seu líder é Lysandre, e seus membros usam roupas, óculos e cintos vermelhos, seus cabelos são vermelhos também e tem um estilo bem diferente do normal. É dita por muitos como  a pior equipe dos jogos.

Jogadores

Player male XY.png

Masculino

O Jogador Masculino de X e Y, é chamado de Calem, ele usa roupas de frio azuis com linhas brancas, uma pequena boina com óculos em cima, um curto cabelo preto, olhos azuis e botas negras. Os dois jogadores tem uma pulseira. Os dois jogadores tem uma pulseira, chamda Mega Ring.

Player female XY.png

Feminino

A Jogadora Feminina de X e Y, é chamada de Serena, ela usa roupas comuns, uma camisa preta e uma saia vermelha alaranjada, cabelos longos e loiros, olhos azuis e botas negras. Os dois jogadores tem uma pulseira, chamda Mega Ring.

Detalhes

Comece a sua nova aventura com um dos três Pokémon iniciais: o pokémon Chespin de tipo Grama, o Pokémon Fennekin de tipo Fogo, ou o Pokémon Froakie de tipo Água. Que Pokémon irá escolher?

Em Kalos, você deve derrotar os seguintes Líderes de Ginásio, a fim de avançar no jogo:

Depois de derrotar todos os Líderes de Ginásio, você vai para a Victory Road, para participar da Liga Pokémon. Lá você enfrenta os quatro maiores treinadores do jogo, a Elite dos Quatro, que é formada por:

Após derrotar os quatro, você ainda tem que batalhar contra a Campeã da Liga, Diantha.

Seis Pokémon lendários recentemente descobertos são apresentados em Pokémon X e Pokémon Y. Mascotes de cada versão, Xerneas e Yveltal representam a vida e a morte, respectivamente, muitos mistérios cercam Zygarde, o Pokémon Ordem. X e Y também apresentam Diancie, uma variação de Carbink, o Pokémon dos anéis, Hoopa que pode criar portais para outros mundos, e o recentemente descoberto Volcanion, o primeiro Pokémon do tipo Água e fogo ao mesmo tempo.

Diferente das outras formas, Mega Evoluções são evoluções disponíveis exclusivamente na batalha e permitem uma evolução temporária em estatísticas, em alguns casos, com mudanças de suas habilidades e tipos. Esta habilidade não estará disponível para todos os Pokémons. Os Pokémons podem se transformar segurando uma Mega Pedra no campo de batalha e cumprir outra condição no momento sem aviso prévio.

Jogos da Franquia Principal
Geração I Red / Green
Blue (EUA)
Yellow
Geração II Gold / Silver
Crystal
Geração III Ruby / Sapphire
FireRed / LeafGreen
Emerald
Geração IV Diamond / Pearl
Platinum
HeartGold / SoulSilver
Geração V Black / White
Black 2 / White 2
Geração VI X / Y
Omega Ruby / Alpha Sapphire
Geração VII Sun / Moon

Também no FANDOM

Wiki aleatória